Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quarta-feira, 27 de abril de 2016

Gazeta do Povo - Partido dos Trabalhadores tem debandada no Paraná

PT perde quase metade dos políticos eleitos no Paraná em 2012

Partido dos Trabalhadores teve 19 prefeitos e 156 vereadores que se filiaram a outras siglas

Em pouco mais de três anos, o Partido dos Trabalhadores perdeu quase metade dos ocupantes de cargos eletivos municipais no Paraná. De 40 prefeitos eleitos pelo partido em 2012, 19 se filiaram a outras legendas. Mandatários de colégios eleitorais importantes no estado, como Apucarana, Irati e Campo Largo, deixaram o PT.

Entre os vereadores, a proporção também é alta. De 347 eleitos, 156 deixaram o partido – o equivalente a 45% da bancada. A debandada pode prejudicar o resultado eleitoral do partido neste ano. Com menos candidatos à reeleição, especialmente nas câmaras municipais, as chances de um desempenho ruim nas urnas em outubro aumentam ainda mais.

Desde 2014, a imagem do PT sofre um gradual processo de desgaste. O envolvimento de figuras do alto escalão da legenda com corrupção na Operação Lava Jato, a grave crise política e econômica do país sob o governo Dilma Rousseff e as diversas manifestações de rua contra o governo federal corroeram a popularidade do partido.

Levantamento de dezembro de 2015, do Instituto Paraná Pesquisas, mostrou que 63% dos paranaenses consideram o PT o mais corrupto entre os partidos do país.

Isso, além de divergências internas, contribuiu para que políticos eleitos pelo partido trocassem de legenda, uma vez que a vinculação do PT pode prejudicar as chances de reeleição. A reportagem procurou o presidente do PT no Paraná, o deputado federal Ênio Verri, para comentar sobre a situação, mas ele não foi encontrado.

Mais na Fonte >> Gazeta do Povo Por Chico Marés

Um comentário:

  1. Aqui em Paiçandu perderam mais de 80 filiados conforme alguns ex-petistas dizem na cidade

    ResponderExcluir