Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Você sabia que Biópsia agora pode ser feita pelo sangue? Sim já chegou ao Brasil mas exame custa 900 reais

Biópsia líquida para tratamento de câncer chega ao Brasil
O diagnóstico é preciso, mas de alto custo financeiro

Um exame que está chegando no Brasil trará uma melhora nos tratametos do câncer. Trata-se de uma biópsia líquida, um processo simples e sem dor, de mais eficácia e que é realizado através de uma simples coleta de exame de sangue.

O novo exame proporciona aos pacientes procedimento menos invasivo do que as biópsias tradicionais, livrando-os da necessidade de internações e também de possíveis riscos.

Mas, infelizmente, a biópsia líquida é mais cara e inicialmente inacessível a grande maioria da população. Uma pena, porque o exame indica ao médico a droga ideal para combater determinada mutação genética ligada ao tipo de câncer que sofre o paciente. São as denominadas terapias-alvo. Por serem específicas, provocam menos efeitos colaterais.

A biópsia líquida não substitui a biópsia convencional para o diagnóstico inicial do câncer, e sim, ela é aplicada no acompanhamento e controle do tumor. Representa uma revolução tecnológica, ajudando a melhorar a perspectiva de sobrevida do paciente. Porém, ao revelar mutações, muitas das drogas indicadas são ainda experimentais e de alto valor aquisitivo. O Brasil, a exemplo de outros países, terá que buscar saídas para impedir que a condição financeira determine a sobrevida de um paciente.

A biópsia líquida surgiu após décadas de pesquisas sobre a genética do câncer. Ela é resultado de uma mistura de técnicas que identificam pedaços muito pequenos de DNA em circulação no sangue. E o conhecimento maior de mutações associadas aos tumores, já que nenhum é igual. Nos Estados Unidos mais de 50 tumores já podem ser analisados através da biópsia líquida. A técnica começou a ser usada nos países americanos, há cerca de um ano. Na Europa, há seis meses. No Rio de Janeiro o exame está em torno de R$900,00. O valor ainda não é coberto pelos planos de saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário