Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



sexta-feira, 29 de novembro de 2019

29 de Novembro

29 de novembro é o 333.º dia do ano no calendário gregoriano (334.º em anos bissextos). Faltam 32 para acabar o ano.

Datas Comemorativas
Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino.
Dia Internacional dos Defensores dos Direitos da Mulher.

Dia Nacional da Humanização - Comemoração de brasileiros, surgida a partir de 2003 e através da PNH [Política Nacional de Humanização] do Ministério brasileiro da Saúde, que tem sido coordenada pelo GIPH [Grupo Interinstitucional de Política de Humanização] brasileira, num espaço coletivo e democrático em prol da discussão e criação de novas modalidades de atenção e gestão humanizadas e a partir da participação ativa de todos os envolvidos no Sistema de Saúde do Brasil.

Dia Estadual da Criança com Neoplasia no PR- Segundo o site datas.blog
Para conhecimento, o câncer ou neoplasia é uma doença caracterizada por tumores [benigno ou maligno], que são provocados por crescimento do número de células a partir da proliferação celular anormal, e exagerada [sem controle], na qual as células reduzem ou perdem a capacidade de se diferenciar, em consequência de mudanças nos genes que regulam o crescimento e a diferenciação celular.
A incidência de casos de câncer infantojuvenil é hoje uma das principais causas de morte na faixa etária de 0 a 19 anos no Brasil. Entretanto, a observação de alguns sintomas e a procura imediata de um especialista, pode contribuir para o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura em até 70%, pois, quanto mais tempo se leva para se iniciar o tratamento, mais o organismo fica vulnerável a complicações. Neoplasias com muito tempo de evolução apresentam complicações que podem ser irreversíveis. Mais Informações AQUI.

Dia do Boi à Pupunha - Comemoração da cidade brasileira de Mariluz-PR na data do aniversário do municípoio, para uma comida típica do lugar, feita com costelas desossadas recheadas com palmitos pupunha e outros ingredientes, denominada por isso de "Boi à Pupunha" e considerada como prato oficial do estado pela Lei Nº 17.010 de 14 de dezembro de 2011 do Estado do Paraná,.

Fatos e Eventos Históricos
1877 - Thomas Edison demonstra seu fonógrafo pela primeira vez.
1877 - Inaugurada a primeira estação telefônica do Brasil, no Rio de Janeiro.
1888 - O físico alemão Heinrich Hertz prova a existência das ondas eletromagnéticas, o que possibilita a telegrafia sem fio
1896 - Scipione Riva-Rocci, médico italiano, inventa um método simples de usar o esfigmomanômetro, um aparelho para medir a pressão arterial.
1899 - É fundado, pelo suíço Hans Gamper, o Fútbol Club Barcelona.
1986 - Nasce num hospital de Nápoles a primeira criança cujo sexo foi predeterminado pelos médicos durante um teste de fertilização.
1999 - Astrônomos da Universidade da Califórnia descobrem seis novos planetas que orbitam estrelas fora do sistema solar.
2016 - Voo LaMia 2933 que transportava a equipe de futebol da Chapecoense para disputar a primeira etapa da final da Sul-Americana, cai perto de Medellín na Colômbia, matando 71 pessoas e deixando 6 feridos, entre eles jogadores, técnico, jornalistas e comentaristas brasileiros.

Santo do Dia
Dia de São Saturnino de Tolosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário