Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Presidente vai assinar emenda que permite censura na internet na campanha eleitoral?

Fonte dessa matéria www.jornalopcao.com.br

Na eleição de 2016, juízes, acolhendo reclamações de candidatos, às vezes sem sequer examinar o mérito, determinavam a retirada de notas e reportagens — a maioria delas contendo o contraditório. Parece que bastava reclamar para que os magistrados decidissem pela retirada dos textos. Agora, com a aprovação de uma emenda pelo Senado, as coisas podem pior. O jornalista Lauro Jardim, de “O Globo”, publicou na quinta-feira, 5, uma reportagem que deve ser lida e discutida com atenção — “Emenda da reforma política permite censura na internet durante eleições”.

“Uma emenda inserida na votação da reforma política, ontem [quarta-feira, 4] de madrugada, acendeu a luz vermelha de empresas de tecnologia para a possibilidade de censura na internet durante o período eleitoral. O projeto foi aprovado agora à tarde [quinta-feira, 5] no Senador e irá, amanhã [sexta-feira, 6], para sanção presidencial”. Ao contrário do que sugere Lauro Jardim, a emenda pode afetar também os jornais, sites, blogs e portais de comunicação. Por exemplo: os usuários das redes sociais costumam transcrever textos de jornais e revistas. Se aquele que se sentir ofendido cobrar a retirada da informação das redes sociais, como ficarão os textos dos jornais e revistas? Certamente, na internet, também terão de ser retirados.

“A emenda, de autoria do deputado Aureo (SD/RJ), permite a qualquer usuário obter a suspensão de conteúdo ‘de discurso de ódio, disseminação de informações falsas ou ofensa em desfavor de partido ou candidato sem a necessidade de ordem judicial”, informa o colunista. Quer dizer, o novo quadro é bem pior do que o de 2016, quando era preciso de uma ordem judicial. Mas quem vai definir o que é “discurso de ódio”, “informações falsas” e “ofensa em desfavor de partido ou candidato”? Vai ser um dos problemas, e dos mais graves. “Plataformas como Google, Facebook ou Twitter serão obrigadas a derrubar o conteúdo com base numa simples notificação, em até 24 horas. As empresas ainda serão obrigadas a fazer a ‘identificação pessoal do usuário que a publicou’.”. Noutras palavras, os políticos estão tentando restabelecer a censura no Brasil. Michel Temer, um jurista, vai pactuar com isto?

Continue lendo na fonte dessa matéria:AQUI

VEJA O QUE ESTÃO DIZENDO VÁRIOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO CLICANDO: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário