Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Cientistas corrigem - Terremoto não atingiu duas cidades como foi noticiado, e sim uma no PR

Apesar de Laboratório ter corrigido as primeiras informações, população de ao menos 33 cidades relataram ao R7 Notícias pequenos danos além de ouvirem uma especie de explosão. Provavelmente a onda de choque tenha irradiado para as cidades ao redor.

Fonte Apolo 11

De acordo com a página do laboratório de Sismologia da Universidade de São Paulo, apenas o primeiro sismo ocorreu de fato, mas sua magnitude não passou de 3.5, cerca de trinta vezes menos poderoso que o sismo de 4.5 informado anteriormente.

A cidade mais próxima do tremor é a cidade de Itaperuçu e ocorreu a menos de 1 km de profundidade.

O instituto também teria registrado um tremor de 5.1 magnitudes dois minutos depois, às 00h18 pelo horário de Brasília, mas esse tremor foi uma falsa detecção em decorrência do evento anterior.


Nota do Apolo11
A retirada dos eventos de nossa página de terremotos causou bastante confusão, com muitas pessoas dizendo que estávamos omitindo informações.

Apenas para reforçar, o Apolo11 não disse que não ocorreu um sismo. O evento de fato aconteceu, mas ele foi REVISADO (recalculado) para 3.5. Além disso, não houve dois eventos, como reportado anteriormente. Ocorreu apenas 1 evento.

Dependendo onde ocorre, um sismo de 3.5 magnitudes pode causar rachaduras, como foi testemunhado, mas ainda assim é considerado um evento fraco. Por outro lado, um terremoto de 5.1 magnitudes (que teria ocorrido em São Jerônimo da Serra) seria sentido com bastante força na cidade de São Paulo e iria sacudir toda a cidade de Curitiba.

Outra questão levantada por alguns internautas seria o fato de que "nunca um terremoto é revisado". Neste caso, é importante deixar claro que terremotos são revisados diariamente, tanto em sua magnitude como em sua localização. Essa operação faz parte do trabalho diário do sismologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário