Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 28 de junho de 2018

28 de junho

28 de junho é o 179.º dia do ano no calendário gregoriano (180.º em anos bissextos). Faltam 186 para acabar o ano.

Datas Comemorativas
Dia Mundial da árvore
Dia Internacional do Orgulho LGBT

Dia de Conscientização sobre a Doença de Pompe - Doença metabólica que acomete o tecido muscular, levando a um quadro de miopatia debilitante e progressiva, que com frequência leva a risco a vida do paciente. Decorre de uma deficiência da atividade da enzima GAA (alfaglicosidade ácida) ocasionando um acúmulo de glicogênio dentro de uma estrutura intracelular chamada lisossomo, assim acarretando fraqueza muscular, deterioração da função respiratória e morte prematura. É também conhecida também como deficiência de maltase ácida (AMD), doença tipo II de armazenamento de glicogênio (GDS-II) e glicogenose II.

DIA INTERNACIONAL DO CAPS LOCK ou "INTERNATIONAL CAPS LOCK DAY"
comemoração que teria sido instituída em 2000 pelo internauta Derek Arnold, sendo celebrada por internautas também no dia 22 de outubro quando, numa espécie de protesto contra convenções na Internet e um manifesto para que as pessoas se levem menos a sério na rede, se convenciona escrever tudo em maíusculas, por ser o Caps Lock um facilitador para se escrever tudo em caixa alta, mesmo que isso dê a entender na linguagem internáutica, que quem use de tais práticas está a gritar ou, no mínimo, a se portar com maus modos na grande rede.

Dia do Frango no Japão - Instituída em 1978 pela Associação Japonesa de Aves, com o fim de melhorar o consumo de frangos e ovos entre os japoneses.

Fatos e Eventos Históricos
1922 - Instituída, pela primeira vez, na República Federativa do Brasil, a instituição do Tribunal do Júri, que no direito, é um conjunto de cidadãos escolhido por sorteio, que servem como juízes de fato no julgamento de um crime. Também pode-se referir a qualquer agrupamento de indivíduos que tem como objetivo julgar concursos ou escolher candidatos.
1969 - Frequentadores do bar Stonewall Inn (Nova Iorque, Estados Unidos), voltado para o público homossexual e transexual, reagem à ação policial ali ocorrida, fato que desencadeia mais dois dias de protestos e culmina na marcha ocorrida no dia 1 de julho de 1970, em lembrança ao aniversário do motim, precursora das atuais Paradas do Orgulho Gay.
1977 - Um engavetamento de 51 carros na rodovia Anchieta, em São Paulo, deixou quinze mortos e 212 feridos. O acidente foi provocado por nevoeiro na estrada.
1997 - Mike Tyson mordeu e arrancou um pedaço da orelha direita de Evander Holyfield, no terceiro assalto de uma luta. Segundo Tyson, a primeira agressão teria sido uma cabeçada do adversário.
1997 - Pesquisadores descobriram em uma vala comum na cidade de Vallegrande (Bolívia) os restos mortais do líder guerrilheiro Che Guevara. A ossada estava sem as mãos, o que indica que o corpo do revolucionário foi amputado para não ser identificado. Transferida para Cuba, foi enterrada com honrarias de chefe de Estado.

Santos do dia
Santo Ireneu de Lyon
São Paulo I, Papa e mártir

Dia da Renovação Espiritual comemoração de Cristãos (principalmente Católicos), para marcar o Dia de Santo Irineu da Turquia ou de Lyon na França, que é tido como o 1º Líder teológico que alcançou distinção na então incipiente Igreja Católica, além de desenvolver os "conceitos paulino e inaciano" de Cristo como o novo homem, o renovador da humanidade, o 2º Adão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário