Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 31 de outubro de 2019

31 de outubro

31 de outubro é o 304.º dia do ano no calendário gregoriano (305.º em anos bissextos). Faltam 61 para acabar o ano.

Datas Comemorativas
Dia Mundial da Bíblia
Dia Mundial do Comissário de Voo
Dia da Reforma Protestante
Dia Mundial da Poupança
Dia Nacional de Oração e de Jejum pelas Crianças e Juniores do Brasil
Dia do Protestante
Mundial e Internacional da Economia
Dia do Saci
Dia Nacional do Evangelho

Dia da Dona do Lar - Hoje é comemorado o dia desta “supermulher”, que luta diariamente para manter a ordem familiar e o funcionamento da residência, sem ao menos receber salário ou tirar férias.Toda aquela que administra, dirige e cuida do lar pode ser considerada dona de casa. Mesmo que tenha a sorte de contar com a ajuda de uma empregada ou diarista, a dona de casa continua sendo a maior responsável pelas tarefas diárias, administrando as contas a serem pagas, cuidando da alimentação e da higiene da família, mantendo a casa limpa e em ordem, cuidando dos jardins, etc. Além disso, essas heroínas do lar sabem administrar como ninguém o tempo de que dispõem. Fazem todas as coisas ao mesmo tempo, sem perder a qualidade do trabalho e, ainda que não tenham grade de horários fixos, sempre conseguem algum tempo vago, que dedicam ao artesanato, ao trabalho voluntário ou mesmo ao lazer.

Dia das Bruxas ou Halloween, tem origem na mitologia celta. No dia 31 de outubro, chegava ao fim o verão nas terras do norte e faziam-se homenagens e festas por boas colheitas.

Há quem acredite que a origem da palavra Halloween venha de hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto na mitologia celta.
Mas a tradição de fantasiar-se vem da lenda de que no dia 31 de outubro as pessoas que haviam morrido no ano anterior voltavam para atormentar os vivos. As fantasias serviam [Bruxinha] então para assustar e enganar os espíritos.
A festa ficou popular mesmo quando foi levada para os Estados Unidos por imigrantes irlandeses. A data lá é tão importante que neste dia é feriado e o comércio registra um dos maiores volumes de negócios no ano.
As crianças fantasiam-se de bruxinhos ou monstrinhos e saem de porto em porta dando a senha: Trick or treat? (travessuras ou gostosuras?), e ganham doces, balas e presentes.
No Brasil a data é comemorada com festas e brincadeiras, onde as abóboras iluminadas dão o tom da decoração. Mas, embora seja uma assimilação da festa americana, não tem aqui o mesmo apelo popular.

Eventos históricos
1517 - Martinho Lutero publica as 95 Teses de sua Reforma.
1996 - Voo TAM 402 cai em São Paulo, no Jabaquara, matando 96 pessoas a bordo e três moradores do município.
2010 - Dilma Rousseff é a primeira mulher eleita presidente do Brasil.
2011 - O planeta Terra atinge 7 bilhões de pessoas. Em 2016 os últimos dados divulgados apontavam 7,442 bilhões de habitantes.

Mitologia céltica
Dia de Samhain ou Halloween (Hemisfério Norte) Dia de Beltane (Hemisfério Sul) Ano novo celta

Santo do dia 
Santo Afonso Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário