Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



sexta-feira, 28 de outubro de 2016

26 de outubro

26 de outubro é o 299.º dia do ano no calendário gregoriano (300.º em anos bissextos). Faltam 66 para acabar o ano.

Datas Comemorativas
O Dia do Trabalhador da Construção Civil - É comemorado em outubro em homenagem à São Judas Tadeu, o padroeiro religioso da profissão.
No entanto, de acordo com decisão tomada por entidades representantes da categoria profissional, o Dia do Trabalhador da Construção Civil não é celebrado no mesmo dia de São Judas Tadeu (28 de outubro), mas sim dois dias antes.

Dia Nacional do Tropeiro
Dia do Matemático 
Dia  do Músico
Dia da Cruz Vermelha Internacional - SP
Dia Latino-Americano para Prevenção das Queimaduras
Aniversário de Quatiguá, Paraná

Dia Nacional de Luta pelo Passe Livre - comemorado no Brasil, para marcar a data da entrada para votação de um projeto de lei de iniciativa popular pelo passe livre, que havia sido protocolado com cerca de 20 mil assinaturas, e que foi posto na pauta de votação em 26 de outubro de 2005, para ser aprovado em 4 de novembro de 2005 na Câmara de Vereadores da cidade brasileira de Florianópolis-SC, a partir de várias ações promovidas pelo MPL [Movimento Passe Livre], enquanto manifestação popular atualmente presente em todas as regiões brasileiras, buscando aprofundar o debate sobre o direito de ir e vir das pessoas, sobre a mobilidade urbana nas grandes cidades e sobre um novo modelo de transporte para o Brasil, além de lutar por um transporte público de verdade e fora da iniciativa privada, que garanta o acesso universal pelo passe livre para todas as camadas da população brasileira, através da migração do sistema de transporte privado para um sistema público de transporte de passageiros nos municípios brasileiros.

Fatos e Eventos históricos
1972 - Restos de um réptil gigante da Era Mesozáica são encontrados em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A ossada tem cerca de 180 milhões de anos.
1989 - O emprego doméstico foi regulamentado no país. O empregado teria direito à salário mínimo, férias, 13º salário e jornada de 44 horas semanais.
1994 - Cem mortos, trezentos feridos e mais de 300 mil pessoas doentes devido a epidemia de peste bubônica, em Surat, na India.
1995 - Fernando Henrique Cardoso sanciona juizados especiais.
1996 - Sertanistas liderados por Sidney Possuelo estabeleceram contato com os índios corubos, o mais arredio entre os 59 grupos isolados no Brasil.
2002 - Tropas especiais russas invadiram o Teatro Dubrovka, em Moscou, onde separatistas chechenos mantinham mais de 800 reféns. Durante a operação, em que os russos usaram gases narcóticos, morreram todos os seqüestradores e 128 reféns.

Santos do dia
Dia de Santo Evaristo, papa do século I

Nenhum comentário:

Postar um comentário