Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



segunda-feira, 28 de setembro de 2020

28 de setembro

28 de setembro é o 271.º dia do ano no calendário gregoriano (272.º em anos bissextos). Faltam 94 para acabar o ano.

Datas comemorativas
Dia da Liberdade de Expressão. Direito à liberdade de expressão significa a garantia de qualquer indivíduo poder se manifestar, buscar e receber ideias e informações de todos os tipos, com ou sem a intervenção de terceiros.

Dia da Lei do Ventre Livre. Desde a antiguidade, a escravidão foi realidade na história humana.
Uns eram escravos por terem sido derrotados em guerras. Outros eram escravos para pagarem dívidas; mas existiam outras razões para a escravidão que não eram consideradas justas embora fossem praticadas.
Em 28 de setembro de 1871, entrou em vigor no Brasil a "Lei do Ventre Livre". Por esta lei toda criança, filha de escrava, que nascesse a partir daquela data não era mais escravo, mas livre.
A mãe continuava escrava, mas a criança era livre. Até os 8 anos a criança ficava com a mãe. Depois dessa idade, se fosse embora, o senhor da mãe recebia uma indenização do estado mas a criança não recebia nada. Caso contrário ficaria até os 21 anos de idade prestando serviços.
De que vale uma criança livre se a mãe continua escrava? Toda criança precisava da mãe, tinha a mesma condição da mãe. Se a mãe era escrava, certamente ela viveria como escrava embora fosse declarada livre.

Dia da Trilha Ecológica - PR
Dia Estadual da Bíblia - MG
Dia Mundial do Coração
Dia Mundial dos Rios
Dia da Festa Umbandista
Dia da Polícia Civil - PR
Dia Internacional do Direito a Saber

Dia Estadual dos Doutores da Alegria - comemorado nos Estados brasileiros do Pernambuco  e São Paulo , para marcar a data do surgimento dos "Doutores da Alegria" no Brasil, que se deu em 28 de setembro de 1991 no Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (atual Hospital daCriança) em São Paulo, pela iniciativa do empreendedor social, ator e palhaço brasileiro, além de ex-integrante dos "Doutores Palhaços" dos Estados Unidos da América, Wellington Nogueira ou "Dr. Zinho", enquanto organização de cunho social pioneira em levar alegria por meio da arte do palhaço a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde, através de seus "bsterologistas" que atuam em caráter profissional e contínuo em 14 hospitais públicos nas cidades brasileiras de Recife-PE, São Paulo-SP e Belo Horizonte-MG, sendo que no Estado pernambucano, a sociedade civil organizada poderá realizar eventos nos Hospitais públicos do Pernambuco, a exemplo de debates e palestras de conscientização, visto que o poder de cura do humor e do riso combate o stress, reduz a dor pela liberação de endorfinas (analgésico naturais do corpo), estimula o sistema imunológico, aumentando o nível de células T e reduzindo os níveis de cortisol, além de colaborar para promover uma perspectiva positiva e ajudar os seres humanos a lidar com situações difíceis, contribuindo para a criação de laços entre as pessoas e atuando como um auxílio no processo de cura.

Dia Mundial da Raiva - comemorado desde 2007 e coordenado a partir dos Estados Unidos da América e do Reino Unido, pela organização sem fins lucrativos, Aliança Global para o Controle da Raiva , para marcar a data da morte do microbiologista e químico francês, Louis Pasteur, que faleceu em 28 de setembro de 1895, e que, com a colaboração de seus colegas, também desenvolveu a 1ª vacina eficaz contra a raiva, uma doença totalmente previnível que, ainda assim, mata uma pessoa a cada 10 minutos em  média, provocando cerca de 52.560 mortes por ano no mundo, pois pessoas e animais em todos os continentes da Terra [com exceção da Antártida] estão em risco de contrair a raiva.

Fatos Eventos Histórico
1871 - Entra em vigor a Lei do Ventre Livre no Brasil.
1885 - Lei dos Sexagenários libertação de todos os escravos com mais de 60 anos.
1992 - A Câmara dos Deputados aprovou por 441 votos a favor, 38 abstenções e 23 contra, a abertura do processo de impeachment de Fernando Collor de Mello, Presidente da República.

Santos do dia
São Venceslau, mártir - Santo Católico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário