Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



sexta-feira, 20 de setembro de 2019

20 de Setembro


20 de setembro é o 263.º dia do ano no calendário gregoriano (264.º em anos bissextos). Faltam 102 para acabar o ano.

Datas Comemorativas
Dia do Engenheiro Químico
Dia do Funcionário Municipal
Dia do Software Livre
Dia do Coletor de Lixo - SP
Dia do Papeleiro - SP
Dia Estadual da Capoeira e Ofício dos Mestres - PR
Dia Estadual do Trabalhador na Indústria da Construção Civil - PI

Dia do Gaúcho. O dia 20 de Setembro é considerado dia do gaúcho. Isso pelo fato de que em 20 de Setembro de 1835 foi o início da Revolução Farroupilha que teve a duração de 10 anos e no dia 28 de Fevereiro de 1845 com a assinatura do acordo de Paz de Poncho Verde, em Dom Pedrito, quando o grande chefe farroupilha Davi Canabarro afirmou: “Acima de nosso amor à república, está nosso brio de brasileiro”.

Dia da Sociedade Esportiva Palmeiras - comemorado por palmerenses, para marcar a data da alteração do nome do clube paulistano de futebol fundado por italianos [que até então fora "Societá Sportiva Palestra Itália"], ocorrida em 20 de setembro de 1942, no cumprimento de uma exigência das autoridades brasileiras, face às implicações da 2ª Guerra Mundial, visto que a Itália havia se aliado aos nazistas de Hitler, que então eram combatidos pelo Brasil.

Dia do Pombo da Paz. Na mitologia cristã e na judaica, um pombo branco é um símbolo da paz. Isso vem do Antigo Testamento: um pombo teria sido solto por Noé depois do dilúvio para que ele encontrasse terra. O pombo então volta carregando um ramos de oliveira em seu bico e Noé constata que o Dilúvio havia baixado e que novamente havia terra para o Homem. (Gênesis 8:11). Isso simbolizava que Deus havia terminado a sua "guerra" contra a humanidade. O aparecimento do arco-íris (Genesis 9:12-17) ao final da história do Dilúvio também representa a paz, por onde Deus direciona o seu "arco" contra si mesmo, um antigo sinal de cessão de hostilidade. O tema também pode representar a "esperança pela paz" e até mesmo a oferta de um homem a outro, como na frase "estenda um ramo de oliveira". Comumente, o pombo é representado ainda em vôo para lembrar a quem vê o seu papel como mensageiro. No Novo Testamento, o pombo também é o símbolo do Espírito Santo, como em Mateus 3:16.

Fatos e Eventos históricos
1835 - Entrada, em Porto Alegre, pelos Farroupilhas, vencendo o Combate da Ponte da Azenha (início da Revolução Farroupilha)No dia 20 de setembro de 1835, inicia a rebelião mais longa do período regencial, que ensanguentou o sul do Brasil. Circunstâncias históricas, sociais e econômicas e a estreita relação dos gaúchos com o Uruguai, contribuíram para que o sul conservasse a autonomia em relação ao governo do Império.
1898 - Santos Dumont realiza primeiro voo de um balão com propulsão própria.
1930 - A lâmpada elétrica é patenteada.
1990 - As Alemanhas Ocidental e Oriental são reunificadas com a queda do Muro de Berlim.
2001 - George Bush anunciou que os Estados Unidos estavam em guerra contra o terrorismo.
2005 - O ucraniano Simon Wiesenthal morreu aos 96 anos em Viena (Áustria). O sobrevivente de um campo de concentração foi o maior caçador de criminosos nazistas foragidos e chegou a criar uma rede mundial de investigações (Centro Simon Wiesenthal) para ajudá-lo na tarefa.

Roma antiga
Festival de Têmis, deusa da justiça, do destino e da profecia.

Santo do dia
Santo André Kim

Nenhum comentário:

Postar um comentário