Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



sexta-feira, 16 de setembro de 2016

16 de Setembro

16 de setembro é o 259.º dia do ano no calendário gregoriano (260.º em anos bissextos). Faltam 106 para acabar o ano.

Datas Comemorativas
Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, a Ozonosfera
Dia da Família Adotiva EUA

Dia Nacional do Caminhoneiro - Se depender do calendário oficial, o caminhoneiro pode se preparar para comemorar três vezes por ano o dia em que sua profissão é reconhecida pela sociedade. Em vez de focar na solução de problemas graves, como fiscalização do excesso de horas ao volante, infraestrutura inadequada, frota envelhecida ou a manutenção de estradas, o Poder Público Federal e Estadual instituiu diferentes datas comemorativas que ainda conflitam com o tradicional 25 de julho, dia do santo católico São Cristóvão em que os estradeiros pedem bênção e proteção divina em suas jornadas de trabalho.

No Brasil, o governo do Estado de São Paulo e a União, sem muitas explicações, definiram datas diferentes para celebrar a profissão de caminhoneiro. Em 30 de dezembro de 1986, o então governador Franco Montoro assinou a Lei 5.487/86, que instituiu 30 de junho como o “Dia do Caminhoneiro”. Trata-se, portanto, de uma data regional.
Mas, 23 anos depois, o presidente da República em exercício, José Alencar Gomes da Silva, firmou que o dia 16 de setembro tornou-se o “Dia Nacional do Caminhoneiro”, fato registrado com a publicação da Lei 11.927/09.

A data nacional surgiu do projeto de lei 6.341/02, do deputado Celso Russomanno. “Toda categoria profissional tem a sua data comemorativa, quando se festeja com orgulho a profissão que escolheu. No caso dos caminhoneiros, essa data já é comemorada de maneira informal; o que pretendemos é oficializá-la”, justificou o parlamentar.
Se depender dos homenageados, o dia do santo católico é campeão disparado

Fatos e Eventos Históricos
1909 - O inventor brasileiro Alberto Santos Dumont bate o recorde de decolagem mais curta com sua Demoiselle.
1974 - O presidente Ernesto Geisel aprovou a delimitação de uma área para as instalações administrativas da usina hidrelétrica de Itaipu Binacional, no Paraná.
1982 - No Massacre de Sabra e Chatila, mais de mil palestinos foram mortos por milícias cristãs que invadiram um campo de refugiados no Líbano, com a complacência do exército israelense.
1984 - O primeiro transplante de coração animal (babuíno) para ser humano.
1997 - O número de multas em São Paulo cresceu 54% com a instalação de equipamentos eletrônicos para a fiscalização do trânsito.

Santos do dia
São Cornélio, papa e mártir
São Cipriano, Bispo de Cartago e mártir

Nenhum comentário:

Postar um comentário