Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quarta-feira, 12 de setembro de 2018

13 de setembro

13 de setembro é o 256.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 109 para acabar o ano.

Datas Comemorativas
Dia Mundial dos Primeiros-Socorros
Dia Internacional do Chocolate

Dia Mundial da Sepse (Infecção Generalizada). “Pare a Sepse, Salve Vidas” é o slogan do Projeto “Dia Mundial da Sepse”. Trata-se de um projeto mundial capitaneado pela GSA (Global Sepsis Alliance), uma organização sem fins lucrativos, que conta com a colaboração de 39 grandes entidades internacionais de profissionais dedicados a melhorar a percepção e o tratamento de sepse.

Dia Nacional de Luta dos Acidentados por Fontes Radioativas - Também, lembramos o pesadelo de Goiânia, que assustou o Brasil há 27 anos com o acidente do césio-137, que causou a morte imediata de 4 pessoas, contagiou milhares de outras, contaminou o ambiente e deixou toneladas de lixo atômico, depositados em Abadia de Goiás.

Dia Nacional da Cachaça - comemorado por brasileiros e criado pelo Ibrac [Instituto Brasileiro da Cachaça] em 5 de julho de 2009, cuja oficialização encontra-se em tramitação na Câmara brasileira dos Deputados, sob o projeto de Lei Nº 5.428 de 2009, para marcar a data de 13 de setembro de 1661, em que, depois de muita revolta e mobilização, a coroa portuguesa liberou a produção e comercialização da Cachaça que havia sido proibida em 1635 no Brasil, naquele tempo colônia de Portugal, para obrigar o consumo da "bagaceira", que então era feita por portugueses, a partir do bagaço da uva.

EUA - Dia Nacional de Conscientização sobre a Doença Celíaca
Esta Data Comemorativa é em homenagem ao dia do nascimento do médico pediatra inglês, Samuel Jones Gee, nascido em 13 de setembro de 1839, e que em 1888, publicou a 1ª descrição moderna completa do quadro clínico da doença celíaca também conhecida popularmente por intolerância ao glúten.

Nessa descrição, Samuel Gee teorizou sobre a importância da dieta no controle dessa patologia autoimune, que afeta o intestino delgado de adultos e crianças (geneticamente predispostos), precipitada pela ingestão de alimentos que contenham glúten (uma proteína presente no trigo, aveia, cevada, malte, centeio e/ou derivados).

Desde sempre e em qualquer fase da vida, a ingestão de qualquer quantidade de glúten por indivíduos com predisposição genética para a intolerância ao glúten, pode resultar no desenvolvimento de complicações malignas, como linfoma intestinal, além de complicações não malignas, como osteoporose. Mas foi a partir do trabalho realizado por Samuel, que chegou-se a conclusão de que a dieta isenta de glúten seria o único tratamento disponível para a Doença Celíaca. E essa conclusão ainda é válida em nossos dias.

Fatos e Eventos históricos
1917 - 5ª aparição de Nossa Senhora em Fátima (Ourém), Portugal.
1922 - A temperatura mais alta da Terra é registrada em Al Aziziyah, uma área desértica na Líbia. Neste dia, a temperatura foi de 58 graus Celsius
1949 - A ONU aceita colocar sob seu controle a cidade de Jerusalém.
1966 - Brasil: O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi instituído por Roberto campos, ministro do Planejamento do governo militar. Terminava assim a lei Elói Chaves em que sua criadora em 1923 instituiu  a estabilidade do emprego (após 10 anos trabalhados) 
1987 - Em outubro, ela causaria uma das maiores contaminações por radiação no país.No dia 13 de setembro de 1987, uma cápsula de césio 137, retirada do Instituto Goiano de Radioterapia por catadores de papel, foi vendida a um ferro-velho. Sem saber do que se tratava, algumas pessoas chegaram a se presentear com pedras de césio e outras comeram alimentos contaminados pela substância radioativa
1989 - O arcebispo Desmond Tutu lidera um dos maiores protestos contra o apartheid na África do Sul.

Santos do dia
São João Crisóstomo

Nenhum comentário:

Postar um comentário