Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



terça-feira, 26 de junho de 2018

26 de junho

26 de junho é o 178.º dia do ano no calendário gregoriano . Faltam 188 para acabar o ano.

Datas Comemorativas
Dia Internacional das Nações Unidas em apoio às Vítimas de Tortura.
Dia Mundial da Carta das Nações Unidas.
Dia do Metrologista.
Dia Internacional pela Preservação das Florestas Tropicais
Dia da Aviação de Busca e Salvamento Militar
Dia Nacional da Consciência do 1º voto

Dia da Imprensa alternativa - "O Pasquim",  começou a circular a partir de 26 de junho de 1969 e e revolucionou a imprensa brasileira, terminando por entrar para a história devido ao seu humor crítico e sua coragem de ridicularizar a ditadura militar braseileira em seu período mais sombrio, passados 6 meses da assinatura do AI [Ato Institucional] Nº 5. Essa data tem por objetivo marcar a data do lançamento do semanário de Humor Brasileiro O PASQUIM que começou a circular em 26 de Junho de 1969 - Sendo lembrado por lei no Rio e no Distrito Federal.

Dia da Consciência do 1º Voto - Comemoração do Estado brasileiro do Rio de Janeiro - Dia da Consciência do 1º Voto - comemoração do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 3.510 de 13 de dezembro de 2000 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010, que está proposta para o Brasil como "Dia Nacional da Consciência do 1º Voto" pelo Projeto de Lei Nº 3086 de 2008, em cuja data comemorativa deverão ser realizadas no Estado dos cariocas, atividades e campanhas de esclarecimento sobre a importância dessa participação em prol da democracia, sob a coordenação do órgão público estadual responsável pela Educação, ouvidos os movimentos estudantis cuja atuação seja de âmbito estadual, e as escolas estaduais deverão promover neste dia e em conjunto com os respectivos grêmios estudantis, atividades que estimulem os jovens aptos a votar nos diversos pleitos eleitorais, para marcar a data da "Passeata dos Cem Mil" [excepcionalmente permitida pelo regime autoritário de então por conta da repercussão dos incidentes], que se deu em 26 de junho de 1968 na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ e sob a organização do movimento estudantil, com a participação de artistas, intelectuais e outros setores da sociedade brasileira, contra a violência da "Sexta/feira Sangrenta" de 21 de junho desse mesmo ano, durante uma manifestação estudantil, em frente à embaixada norte-americana da capital carioca, que gerou um conflito causador de 28 mortos, centenas de feridos, mil presos e 15 viaturas da polícia incendiadas, cuja marcha terminaria por ecoar com protestos por todo o país, simbolizando a luta de milhares de cidadãos e, particularmente, da juventude contra a ditadura militar e em defesa da democracia do Brasil.

Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas -  A magnitude do problema do uso indevido de drogas, verificada nas últimas décadas, ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio da saúde pública no país. Além disso, este contexto também é refletido nos demais segmentos da sociedade por sua relação comprovada com os agravos sociais, tais como: acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade.
Os motivos que podem levar uma pessoa a se entregar ao vício de drogas são vários e vão desde a necessidade de aceitação por um grupo até um problema de cunho familiar ou emocional. Da mesma forma são inúmeras as pessoas que se aproveitam disso para traficar e obter lucros com as fraquezas alheias.
Mas como resolver essa situação? O tráfico cresce porque cresce o número de usuários de drogas.
Este número aumenta porque aumenta o tráfico de drogas.
Isso significa que não adianta combater às drogas simplesmente como um "problema de polícia".
Não adianta lutar contra o tráfico, enquanto crime, e esquecer de lutar contra às causas que levam as pessoas ao consumo e a dependência química. O combate às drogas deve se dar também no âmbito educacional, psico-social, econômico e até mesmo espiritual.
Muitos setores da sociedade já perceberam isso e, em conseqüência, aumentam as campanhas de combate às drogas e as organizações que visam a recuperação de dependentes químicos e sua reintegração na sociedade. Exemplo desse esforço social foi a campanha da Fraternidade de 2001, da Igreja Católica, cujo tema foi, "Vida Sim, Drogas Não".
Saiba como agir - Tente conversar e mostrar ao dependente químico quais os danos que o vício está causando na vida dele, bem como apresentar-lhe soluções viáveis. Caso o viciado já esteja numa fase crônica, não relute em encaminhá-lo para uma clínica de recuperação; mas não deixe de comunicá-lo anteriormente.
A ajuda e as dicas de um profissional competente, como um psicólogo ou psiquiatra, são de extrema importância para o próprio dependente e para aqueles que têm que lidar com um. Outro fator relevante é tornar o dependente ciente de seu comportamento quando está sob efeito da droga e as consequências que ele traz para si e para as demais pessoas.

Dia da Polícia Ferroviária Federal - comemorado por brasileiros, para marcar a data da criação da mais antiga polícia Especializada do Brasil, então instituída como a "Polícia dos Caminhos de Ferro" pelo Decreto Imperial Nº 641 de 26 de junho de 1852, que foi assinado pelo então imperador do Brasil, Dom Pedro II.

Dia do Biquini - Seu nome deriva do atol de Bikini, um atol do Pacífico, usado para testes com bombas nucleares e em 5 de julho de 1946 ocorreu o seu lançamento, numa piscina de Paris[2].[3] Assim, pretendia-se propor que a mulher de biquíni provocava, na época, o efeito de uma "bomba atômica". Na França, o termo é marca registrada.

Fatos Históricos
1807 - Um raio atinge um depósito em Luxemburgo, matando 230 pessoas.
1819 - A bicicleta é patenteada.
1934 - Vôo inaugural de Focke-Wulf Fw 61, o primeiro helicóptero completamente controlável.
1968 -Ocorre a "Passeata dos Cem Mil" (manifestação popular de protesto contra a Ditadura Militar no Brasil).

Santos do dia
São Paio, mártir.
São José Maria Escrivá, sacerdote e fundador da Opus Dei




Nenhum comentário:

Postar um comentário