Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



terça-feira, 19 de maio de 2020

19 de maio

19 de maio é o 140.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 226 para acabar o ano.

Datas Comemorativas
Dia Nacional da Defensoria Pública
Dia do Físico
Dia Nacional da Defensoria Pública.  A data foi escolhida em homenagem ao Santo Ivo de Kermartin, que faleceu nesse dia, em 1.303, na França. Ivo Hélory de Kermartin, Ivo de Tréguier ou, como é mais conhecido, Santo Ivo, era doutor em Teologia, Direito, Letras e Filosofia, e dedicou sua vida à defesa dos pobres, órfãos, viúvas e todos aqueles considerados desassistidos de fortuna. Patrono e modelo dos advogados, entregou-se à defesa dos pobres e oprimidos contra os poderosos. Santo Ivo também foi inspiração para a criação da Instituição dos Advogados dos Pobres.

Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino relacionado principalmente com a doença de Crohn e a colite ulcerosa, que são doenças crónicas que têm efeitos sobre a qualidade de vida das pessoas, com diarreias e outros sintomas.
Dia Nacional da Dor de Cabeça - Segundo a SBCE [Sociedade Brasileira de Cefaleia], existem mais de 150 tipos de dores de cabeça, passíveis de serem desencadeadas por diversos fatores, desde a alimentação até o stress diário e que a dor de cabeça é uma das queixas mais comuns do homem civilizado.


Fatos e Eventos Históricos
1905 - Albert Einstein publica sua tese sobre a teoria da relatividade.
1978 - O projeto de Pacto Amazônico foi aprovado por representantes de oito países da América do Sul com o objetivo de preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais da Amazônia. Em 1995, as oito nações decidiram criar a OTCA - Organização do Tratado de Cooperação Amazônica
1980 - Um mês após ser preso, Luiz Inácio Lula da Silva é libertado pelo então diretor do DOPS (polícia política do Regime Militar), Romeu Tuma, sem ninguém saber.
2002 - A religiosa Madre Paulina foi canonizada pelo Papa João Paulo II. A primeira santa do Brasil teve dois milagres reconhecidos pelo Vaticano.
2017 - Morreu aos 62 anos o músico, radialista e apresentador de TV, Kid Vinil. Ele ganhou fama no cenário do rock nacional nos anos 80 com a banda Magazine, que lançou hits como Sou Boy e A Gata Comeu.

Santo do Dia
Santo Ivo, advogado, juiz e sacerdote
Nasceu em Bretanha, região administrativa do oeste da França, em 1253. Recebeu formou -se em Filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. Um santo advogado, juiz e sacerdote.
Morreu aos 50 anos, mas deixou um testemunho muito forte, reconhecido como o ‘advogado dos pobres’. Santo Ivo inclinou seu coração na presença de Deus, na busca da verdade, da misericórdia, da justiça e do amor.
O santo de hoje diz à família forense e a todos nós que, viver o amor e a justiça, é possível em Cristo Jesus.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário