Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



sábado, 15 de dezembro de 2018

15 de Dezembro

15 de dezembro é o 349.º dia do ano no calendário gregoriano (350.º em anos bissextos). Faltam 16 para acabar o ano

Datas Comemorativas
Dia Nacional da Economia Solidária
Dia do Arquiteto e Urbanista (em homenagem a Oscar Niemeyer, nascido nesta data)
Dia da Mulher Operadora do Direito (Dia da Advogada)
Dia do Jardineiro
Dia do Atirador Esportivo no Paraná
Dia do início do Envio de Cartões Postais de Ano Novo
comemorado no Japão.
Dia do Término do 2º período de sessões no ano legislativo do Congresso Nacional brasileiro.
/
Dia Nacional da Economia Solidária a data foi instituída pelo Fórum ou Movimento Brasileiro de Economia Solidária [presente atualmente em todos os Estados do Brasil], para marcar a data do nascimento do ativista ambiental, seringueiro e sindicalista brasileiro, Francisco Alves Mendes Filho [mais conhecido como Chico Mendes], que veio ao mundo em 15 de dezembro de 1944, e que foi grande defensor das florestas e Reservas Extrativistas no Brasil [principalmente na Amazônia], até ser assassinado em 22 de dezembro de 1988 por fazendeiros latifundiários do estado brasileiro do Acre

 Mitologia Romana.
Dia do Festival de Consualia realizado em honra de Consus, representado por uma semente de milho e venerado como Deus protetor de grãos e "subterrâneos" [silos de
armazenamento] na

Mitologia Grega
Festival de Alcione em que os gregos celebravam a paz e a harmonia.

Fatos históricos
Fim do segundo período e sessão legislativos do Congresso Nacional brasileiro.
1973 - Cronologia dos direitos homossexuais: primeira tentativa da diretoria da Associação Americana de Psiquiatria (American Psychiatric Association, APA) em retirar a homossexualidade da lista de doenças mentais.

1963 - O Maracanã registrou o recorde mundial de público entre clubes de futebol, no clássico "Fla-Flu": na partida entre Flamengo 0x0 Fluminense, 194 603 espectadores (177 656 pagantes) compareceram à decisão do Campeonato Carioca daquele ano.

2008 - O jornalista iraquiano Muntazar al-Zaidi, atirou um sapato contra o presidente dos EUA, George W. Bush, durante coletiva de imprensa na capital do país, Bagdá. Em países árabes, jogar o sapato em alguém é uma ofensa grave. "Esse é o beijo de despedida do povo iraquiano, seu cachorro" gritou o jornalista, que foi contido por seguranças e retirado da sala. Bush conseguiu desviar do projétil e não foi ferido. O fato aconteceu 37 dias antes de George W. Bush entregar o governo dos EUA para o democrata Barack Hussein Obama.

Santos do dia
Santa Maria Vitória
Santa Virgínia Centurione Bracel
Santa Cristiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário