Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 18 de junho de 2015

Completa um ano de fenômeno que causou inundações

No início deste mês de Junho completou um ano; em que ocorreu a terceira maior cheia do rio Ivaí em todo o estado foram várias regiões inundadas e alagamentos que provocaram muitos prejuízos e danos ao meio ambiente em todo o Paraná. As imagens são da ponte de rio Ivaí em Dr Camargo e de um condomínio as margens do Rio Ivaí em Ivatuba feitas em 09 de Junho de 2014. 
Arquivo - Fotos aéreas feitas por Celso Bento
 O fenômeno chamado de El Niño e outro chamado de La Niña
O El Niño é o aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico Equatorial. Já o La Niña é o fenômeno oposto: o resfriamento das mesmas águas.

Há relatos de registros de El Niño desde a época do descobrimento das Américas, com depoimentos das mudanças de ventos durante as navegações. De acordo com o Centro de Pesquisas Espaciais e Estudos Climáticos (CPTec), eventos de El Niño e La Niña têm uma tendência a se alternarem a cada três a sete anos. Porém, de um evento ao seguinte, o intervalo pode mudar de 1 a 10 anos. As intensidades dos eventos variam bastante. O El Niño mais intenso já observado mar ocorreu nos biênios de 1982/1983 e 1997/1998.

Segundo as previsões indicam grande possibilidade de as chuvas ficarem acima da média no Estado a partir de junho, devido a atuação do fenômeno no Pacífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário