Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quarta-feira, 20 de maio de 2015

Rede Marista de Solidariedade inaugura centro educacional em Paiçandu

Unidade oferecerá Educação Infantil, Serviço de Orientação Sociofamiliar e de Economia Solidária

No dia 21 de maio, será a inauguração da 26ª unidade da Rede Marista de Solidariedade, do Grupo Marista. A nova unidade será o Centro de Educação Infantil Marista Enfermeira Anita Cordeiro, no munícipio de Paiçandu, no Paraná.

O Centro Educacional irá oferecer Educação Infantil para 180 crianças de 0 a 6 anos, no bairro do jardim Petrópolis, além de projetos relacionados ao Serviço de Orientação Sociofamiliar e de Economia Solidária. A unidade será administrada pelo diretor Institucional, Ir. Leomar Ávila e pela socióloga e diretora geral, Rosiany Silva, que atua no Grupo Marista há sete anos e já foi diretora em outra unidade da Rede Marista de Solidariedade.

A inauguração será às 19h30, no Centro Educacional, na Rua Boa Vista, 362, Jardim Petrópolis, Paiçandu. Haverá a participação de duas escolas municipais da cidade Escola Municipal Professora Maria Aparecida Lacal e Escola Municipal Santos Dumont, que farão apresentação cultural de fanfarra e maculelê, e haverá também plantio simbólico de árvores. O evento contará com a presença do prefeito municipal de Paiçandu, Tarcísio Marques dos Reis, do Arcebispo Dom Anuar Battisti e da comunidade.

A diretora geral do Centro de Educação Infantil Marista Enfermeira Anita Cordeiro, Rosiany Silva, conta que foi um processo minucioso e de muitos estudos até chegarmos a instalação da nova unidade no município. “É muito interessante, porque nos desafia a trazer a Missão Marista para um novo território e de grande vulnerabilidade social. Porém, numa comunidade acolhedora e com grandes potencialidades. Há aproximadamente um ano, iniciamos o diálogo com a prefeitura que tem nos apoiado e trabalhado em conjunto para a concretização desta parceria, que será frutífera para toda comunidade”, declara.

Para o Ir. Franki Kucher, diretor da Diretoria Executiva de Ação Social (DEAS) do Grupo Marista, essa unidade mostra o compromisso com a promoção e defesa dos direitos das crianças. “Permanecemos em nossa Missão, comprometida com a promoção da vida e da sociedade, marcada pela formação de cidadãos humanos, éticos, justos e solidários para a transformação da sociedade, por meio de processos educacionais, do jeito Marista”, diz.
A Rede Marista de Solidariedade está presente nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, atendendo crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Sobre a Rede Marista de Solidariedade
A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 26 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário