Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Lula entra na Justiça por causa de notícia sobre a volta de um novo cancer


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ingressou na última segunda-feira (19), com interpelação criminal contra o jornalista Leandro Mazzini, que publicou em 04/01/2015, em sua coluna Esplanada, veiculada no portal UOL e em outros meios, o texto “Lula fez tratamento sigiloso e controlou novo câncer”. A medida foi protocolada no Fórum Criminal de São Paulo.
O texto acima mencionado mente ao divulgar que o ex-presidente Lula, após se curar de um câncer na laringe, amplamente divulgado pela imprensa, teria sido acometido no início de 2014 de novo câncer, desta vez no pâncreas.
O jornalista faltou com a verdade ao fazer tal afirmação. Não houve qualquer diagnóstico de câncer no pâncreas do ex-presidente Lula e, por isso mesmo, não foi ele submetido a qualquer tratamento para essa doença, muito menos de forma sigilosa. O Hospital Sírio Libanês divulgou nota em 15 de novembro, após os últimos exames periódicos e rotineiros de acompanhamento, afirmando que o ex-presidente realizou “exames físicos, ressonância nuclear magnética, PET-CT, e nasofribrolaringoscopia" e, ainda, que "todos os exames apresentaram resultados normais”.
O texto, entre outros absurdos, diz que Lula estaria sendo tratado com o remédio Bevacizumab, que não é recomendado pela literatura médica para tratamento de câncer de pâncreas.


A interpelação criminal está prevista no art. 144, do Código Penal e é medida preparatória para eventual ação penal. No corpo da interpelação criminal foram apresentados pedidos de esclarecimentos ao jornalista que permitirão analisar a sua real intenção ao publicar a reportagem em questão e, ainda, aferir se houve intenção em denegrir a imagem e a honra do ex-presidente Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário