Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Ainda há tempo de salvar o Ribeirão Paiçandu dia 06 de Março comitê intermunicipal volta a se reunir


Representantes de Maringá, Paiçandu, Doutor Camargo e Ivatuba constituíram um grupo que vai trabalhar pela recuperação e preservação de um dos mais importantes cursos de água da região: o Ribeirão Paiçandu, que nasce no Viveiro Municipal de Maringá e no seu percurso até o Rio Ivaí recebe água de mais de 30 nascentes.

Em reunião realizada no Instituto Adventista do Paraná (IAP), em Ivatuba, no dia 5 de dezembro, foi criado o comitê intermunicipal do Ribeirão Paiçandu Sustentável. O evento contou com a participação do secretário de Meio Ambiente de Maringá, Umberto Crispim de Araújo; do gerente Ambiental, Júlio Grochoski Neto; técnicos da Emater, além de secretários de Meio Ambiente dos municípios de Paiçandu, Ivatuba, Doutor Camargo.

No encontro foi apresentada a situação atual do Ribeirão Paiçandu, cujo trabalho foi realizado pela equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente de Maringá e demonstrou através de fotografias e monitorização por satélite, todas as áreas ribeirinhas degradadas por falta de mata ciliar, com erosões nas margens e assoreamento que estão enterrando nascentes e diminuindo a vazão do curso principal.
Poluição.

Outra constatação desse primeiro levantamento é a poluição por resíduos sólidos e líquidos, através de despejos que comprometem a qualidade da água e a saúde dos que a utilizam. Criações de suínos e outros animais cujos dejetos são carreados para o ribeirão podem propagar doenças - zoonoses - transmissíveis para o homem, causando problemas de saúde pública, prejudicando a flora, fauna e os recursos hídricos.

Esse vídeo feito em 2010 mostra como está a situação do Ribeirão que de lá pra cá pouco mudou

O Ribeirão Paiçandu tem extensão de mais de 40 quilômetros até onde deságua no Rio Ivaí. Desse total, 14,41 quilômetros estão no perímetro do município de Maringá e o restante nos municípios de Paiçandu, Ivatuba, Doutor Camargo.

A próxima reunião de trabalho do grupo está marcada para o dia 6 de março, quando também os demais municípios interessados terão mensurado as necessidades do ribeirão em suas áreas. A partir desse encontro serão traçados planejamentos para restaurações necessárias, proibindo a utilização das margens, obrigando o replantio da vegetação ribeirinha e a responsabilização dos poluidores e depredadores através de vias legais.

3 comentários:

  1. ME DESCULPE...MAIS ENTAUM VOCÊ QUER QUE EU ACREDITE QUE PAIÇANDU É ABASTECIDA COM ESSE RIACHINHO...É MENTIRA, PAIÇANDU É 100% ABASTECIDA COM ÁGUA DE POÇOS ARTESIANOS...QUALQUER DUVIDA PROCURE A SANEPAR.

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem amigo!
    Paiçandu é abastecido por poços artesianos sim; concordo contigo em número gênero e grau.
    No entanto; queria que entendesse meu ponto de vista; uma questão mais importante do que isso; é que nossos poços ficam a menos de 30 metros dos leitos dos rios; conheço três; um que fica nos fundos do JD Santa Luzia III; o outro fica nos fundos do JD América e o outro às margens do Rio Bandeirantes fundos do JD Itaipu. Recentemente a Sanepar perfurou um outro para suprir a falta de água que ocorria em quase todos os finais de semana na cidade; inclusive este último é acionado por telefone em caso de necessidade.

    A Questão de abastecimento
    A degradação que nossos rios e nascentes vem sofrendo durante anos de exploração imobiliária, industrial, agrícola e humana com certeza os efeitos de todo esse o desgaste ao longo dos anos vai prejudicar os poços artesianos; que naturalmente são ligados aos nossos rios; eu não sou nenhum especialista no assunto; mas te digo que uma hora a natureza vai cobrar como está cobrando em São Paulo; Minas e Rio de Janeiro; aí meu amigo, não vai haver poço artesiano que se sustente por si só; isso por que nosso planeta é interligado; a nossa água é um recurso limitado dizem os geólogos; se não houver ações que protejam os mananciais, ninguém viverá de poços artesianos; tudo por que um depende do outro. Daí o porque digo que Paiçandu querendo ou não é abastecido pelos nossos rios, embora a água saia de um poço artesiano ao lado dos rios.

    Há trinta anos; onde foi feito o vídeo havia uma imensa área que formava uma linda lagoa onde as pessoas se refrescavam e se divertiam e até mesmo pescavam; era conhecida como "Agua Paiçandu"
    Hoje é isso que vc vê nas imagens; ou até mesmo pior, é uma pena que o tempo não pode voltar por que se pudesse; você não acreditaria que era o mesmo lugar.

    Acredito que consegui explicar melhor ; sem complicar.
    Mais uma vez obrigado por participar.

    ResponderExcluir
  3. Bom, não deu pra ver com certeza, mas acho que essa lagoa referida é uma que tinha alí nos fundos da família Marcucci e do jardim América. A trinta anos atrás eu me banhava lá com meus amigos. Era funda e tinha a água limpa. No verão, passava a tarde de todos os domingos lá. Aconteceu que houve reclamação de pessoas do Jardim do lado e a prefeitura abriu a represa e acabou-se a nossa lagoa. Lá, perdi por afogamento um amigo.

    ResponderExcluir