Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



terça-feira, 14 de outubro de 2014

Meio Ambiente - O lixo que ameaça moradores


Uma sequência de irresponsabilidade tem se repetido desde Março de 2010. Tanto poder público quanto população não devem ficar isentos de um problema crônico que vem afetando um fundo de vale rodeado por três bairros na área sul da cidade de Paiçandu.
Moradores do Jardim Catedral, Primavera e Monte Cristo tem próximas as suas casas um "barril de pólvora" que só precisa de um pequeno estopim para dar início ao que presenciaram pela quarta vez neste último Domingo dia de Nossa Senhora Aparecida .
Em menos de 4 anos um antigo depósito de materiais recicláveis pega fogo e a origem está no descaso. Muito lixo e restos de material plastico deixados no terreno chamam a tenção para as autoridades ambientais tomar uma iniciativa antes que aconteça novamente e coloque cidadãos em risco.

Domingo 12 de Outubro; meio dia, a tradicional queima de fogos inicia-se; minutos depois uma cortina de fumaça negra é vista nos céu; começa um incêndio ambiental de grandes proporções.
De primeira mão o caminhão pipa da Prefeitura é acionado, o Senhor Hélio motorista do caminhão de água esforça-se em meio à fumaça tóxica para conseguir conter o fogo que se alastra com rapidez, A fumaça invade ruas e residências, alguns moradores utilizam mascaras improvisadas, outros saem de casa e procura um lugar seguro. Moradores do JD. Primavera com mangueiras sobem nos telhados e resfriam a área próxima as paredes para evitar que as  chamas se aproximem. Várias ligações são feitas para o Corpo de Bombeiros que naquele momento estavam em várias ocorrências de incêdio no mesmo horária na região; meia hora depois chega uma unidade ABT Auto Bomba Tanque vindo de Iguatemi.  Somente por volta das 14:00 horas da tarde o incêndio é controlado, do início até a contenção foram duas horas, ainda assim pequenos focos continuaram pegando fogo até o dia seguinte  Segunda Feira 13.

De quem é a culpa, a culpa é de todos.
A coisa mais comum é avistar lixo por todos os lados em vários bairros de Paiçandu, enquanto não houver uma política efetiva no combate à crimes ambientais; infelizmente vamos continuar vendo esse tipo de situação ocorrida dia 12.
 Em AGOSTO DE 2013 o poder público junto com voluntários fizeram um grande mutirão e retiram vários caminhões de lixo em pelo menos 8 bairros da zona sul; Cerca de três meses depois moradores voltam a velha prática; jogar lixo em locais proibidos e à atear fogo; um circulo vicioso que sem regrás de combate e se tornará interminável.

É hora de propor mudanças.
Mudanças de atitude através de campanhas e tratados, acompanhadas de ações restritivas ao velho hábito de uma parcela do Paiçanduense  de descartar o que é obsoleto no meio ambiente.
A política nacional de resíduos sólidos já define a responsabilidade de cada um; mas pelo visto ainda não foi compreendida em Paiçandu.

O Blog Paiçandu Avante registrou os quatro eventos ocorridos no fundo de vale desde 2010 nessa ordem: Em 09DE Março de 2010  - Em 24 de Março de 2013  - Em 26 de Julho de 2013 e  Em 12 de Outubro de 2014  - Vídeo relacionado: https://www.youtube.com

O Blog Paiçandu Avante acompanhou o incêndio deste Domingo do início até o seu controle. Registramos essas imagens em HD exclusivas, veja o que diz um Sargento do Corpo de Bombeiros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário