Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



domingo, 10 de agosto de 2014

Motociclista escapa por muito pouco de cortar o pescoço com linha chilena


A "brincadeira" que deixou de ser apenas uma diversão e se tornou infração comercializar e utilizar linhas cortantes em pipas fez com que surgisse ao que parece a primeira vítima no Município.

O incidente ocorreu na rua Manoel da Silva no cruzamento com a rua Antônio Pacheco Filho no Jardim Bela Vista II zona sul de Paiçandu. Por volta das 17:30 deste Domingo dia dos pais alguns meninos soltavam pipas num terreno vazio quando o Maquinista Élvis Aparecido da Silva estava passando com sua motocicleta e sentiu o pescoço esquentar, num ato de reflexo ele colocou a mão na linha evitando que o pior acontecesse; porém não obteve o mesmo exito com o dedo anelar da mão esquerda, um corte profundo fez com que a vítima perdesse bastante sangue, como mostram as imagens da camiseta que trajava no momento; imediatamente procurou familiares que moram nas proximidades que o socorreram e levaram-no até ao pronto socorro que fica no Jardim Pioneiro. Silva foi atendido pelo médico plantonista no Pronto atendimento levando três pontos no anelar, os atendentes disseram que esse era o primeiro caso que tinham visto ocorrer no município desde então.
Familiares junto com a vítima conseguiram localizar e encontrar um dos garotos que estava recolhendo a linha chilena quando do acidente; eles contaram ao pai do adolescente sobre o fato; o mesmo pediu humildemente desculpas e perguntou o que poderia fazer para ajudar. Élvis disse que o intuito era só alertar para que novos casos pudessem ser evitados.
A lei existe mas é pouco respeitada, aliada a falta de fiscalização e ao  comercio ilegal os riscos continuam principalmente nessa época do ano onde o clima de ventos e pouca chuva aumentam a prática da brincadeira principalmente entre as crianças, que não tem noção do perigo.

Coicindentemente o Diário impresso deste Domingo fez uma matéria sobre o assunto, destacamos a seguir alguns trechos produzidos pelo Jornalista e Blogueiro LUIZ DE CARVALHO

.. A linha chilena é a nova moda entre pipeiros que gostam de cortar a linha dos outros. Trata-se de uma linha fina que usa um composto químico que tem um poder de corte quatro vezes maior do que o cerol comum e se torna um risco eminente para usuários, pedestres e motociclistas.

"Usar cerol ou linha chilena é um crime, deixa de ser uma brincadeira inocente para oferecer perigo às pessoas", diz Tio Beto das Pipas, que leva em seu carro um adesivo da campanha contra o cerol. A linha chilena é a nova moda entre pipeiros que gostam de cortar a linha dos outros.

Nos último dias, a Copel intensificou o aleta quanto aos cuidados a serem observados para quem vai empinar. Segundo a concessionária, soltar pipa oferece perigo quando a linha enrosca na rede elétrica e as crianças tentam resgatar o brinquedo.
Papel laminado jamais deve ser usado na confecção do brinquedo, pois também é condutor de energia e facilita a passagem da corrente entre os equipamentos da rede elétrica.Segundo a Copel, neste ano já foram registrados 2,2 mil desligamentos no Estado, deixando 556 mil pessoas sem energia, em consequência de objetos enroscadas na rede elétrica. A maioria era pipas.

Para a Polícia Militar, a presença de pipas no ar em áreas povoadas aumenta o risco de acidentes de trânsito, já que é uma prática comum os meninos correrem para apanhar papagaios que estão caindo. Correndo com os olhos no céu, eles cruzam ruas inadvertidamente e podem ser atropelados.

Imagem contrastada mostra o vergão feito pela linha

Nenhum comentário:

Postar um comentário