Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



terça-feira, 24 de junho de 2014

Pessoas são importantes

Racionais ou Relacionais? (Liderança)

O príncipe orgulhava-se de sua rara e antiga coleção de porcelana que era formada por 12 pratos de grande beleza artística e decorativa. Certo dia o seu cuidadoso zelador, em momento de distração, deixou que se quebrasse um dos pratos.
Quando o príncipe soube do fato, ficou furioso, e condenou à morte seu dedicado servidor que fora vítima de uma circunstância fortuita.
A notícia se espalhou pelo Império, e às vésperas da execução do zelador, se apresentou um sábio que se comprometeu em recompor a coleção, se o servo fosse perdoado.
O príncipe aceitou a oferta do ancião, que solicitou que fossem colocados os onze pratos restantes sobre uma mesa coberta por uma toalha de linho branca, e os pedaços do prato quebrado espalhados em volta da mesa.
Quando tudo estava pronto, o sábio acercou-se da mesa e num gesto inesperado, puxou a toalha com os onze pratos, que se arrebentaram ao cair sobre o piso de mármore.
O príncipe e toda a corte olhavam chocados, sem saber o que dizer, quando o sábio diz:
– Senhor, agora sua coleção está recomposta. Todos os pratos estão iguais, conforme prometi. Agora também pode mandar me matar, já que essa porcelana vale mais do que a vida de seres humanos, e considerando que sou idoso e já vivi além do que esperava, sacrifico-me em benefício daqueles que provavelmente iriam morrer no futuro quando quebrassem algum de seus pratos.
Passado o choque, o príncipe emocionado, liberou o velho e o zelador, compreendendo que nada é mais precioso do que a vida em si mesma, as pessoas e os relacionamentos.

Nada na vida é mais importante do que os relacionamentos, ou seja, nada é mais importante que pessoas, porque sem elas não existem relacionamentos. Não somos seres racionais,somos seres relacionais. Estamos neste mundo para conviver, e não apenas viver ou sobreviver.
Não importa o tipo ou natureza da sua organização: indústria, comércio, banco, serviços, família, igreja, clube, ONG ou condomínio, todas elas são organizações que operam no ramo dos relacionamentos; elas só existem e acontecem por causa das pessoas que delas participam.
São os bons resultados que mantém as organizações, contudo, quando estes resultados se tornam seu único objetivo, já não existe propósito, e sem propósito, tudo perde o sentido.
Por isso, seu papel como líder, não é apenas cuidar dos “pratos”, dos resultados, mas principalmente cuidar daqueles que cuidam dos “pratos”: as pessoas. Pessoas que como você e eu, têm sentimentos, emoções, fragilidades, dificuldades, potencialidades, e a necessidade de que alguém as ajude a se tornarem melhores do que são, e esse alguém é você, líder.
Não deixe os “pratos” o distraiam e o faça perder o foco daquilo que é mais importante em sua jornada de liderança: pessoas. Cuide bem delas, que elas cuidarão muito bem de você e o ajudarão a cuidar dos seus “pratos”, porque “o líder se torna o número 1, colocando as pessoas em primeiro lugar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário