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quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Quarenta empresas já retiraram edital de licitação para duplicação da PR 323

Fonte: Secretaria de Infraestrutura e Logística 

O Setor de Licitação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) registra grande procura por parte de empresas interessadas em participar da concorrência para duplicar os 207 quilômetros da PR 323, entre Maringá e Francisco Alves. Já houve a emissão online de mais de 40 editais retirados no sitewww.comprasparana.pr.gov.br .

Até início da tarde desta terça-feira (18), 13 empresas obtiveram o atestado de visita técnica do DER, documento que assegura a vistoria feita por engenheiros dos grupos interessados. O DER também registrou o pedido de uma empresa para a instalação de contadores de tráfego. Os envelopes serão recebidos até 25 de fevereiro e a abertura acontecerá no dia 26, às 14h30.

A duplicação da PR 323 será feita em parceira público-privada (PPP). A empresa vencedora executará a obra e também fará a operação do corredor, com obras de manutenção e conservação da rodovia. A concorrência prevê que a escolha da empresa será feita com base no menor preço de tarifa proposto, estipulado o teto de R$ 4,20.

Ao longo da duplicação haverá 19 viadutos, 22 trincheiras, 13 passarelas e nove pontes, além de marginais e ciclovias nas áreas urbanas, dentro de padrões internacionais. Serão totalmente duplicados os 220 quilômetros entre Maringá e Francisco Alves. O trecho é composto por três rodovias estaduais - PR 323, PRC 487 e PRC 272.

"Com essa parceria, 14 municípios da região serão beneficiados. Todo o trecho se transformará em um moderno corredor rodoviário", disse o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

Na primeira etapa serão duplicados 162,5 quilômetros, desde Paiçandu até o entroncamento da PR 486, em Perobal. Na segunda etapa começará a duplicação dos outros 44,3 quilômetros, entre Perobal e Francisco Alves.

O valor total do programa é de R$ 7,7 bilhões e envolve duplicações, melhorias, operação da via e a manutenção ao longo de 30 anos. Destes recursos, R$ 3,6 bilhões serão em investimentos em novas obras de manutenção e conservação e, também, em serviços ao usuário.

PRAÇAS - O valor máximo da tarifa é de R$ 4,20 para veículos leves, obedecendo o multiplicador por eixo para veículos pesados, conforme edital. A cobrança só será feita depois da entrega de cada trecho de duplicação, com a construção de viadutos, trincheiras, pontes e passarelas.

Para evitar cobranças injustas, o Estado definiu que as quatro praças ficarão fora de áreas densamente povoadas. O governo vai instalar contadores de tráfego, que permitirão aos paranaenses saber quantos veículos transitam e pagam a tarifa. Assim, quando o movimento superar a banda de tráfego definida em contrato, todo o recurso a mais será revertido ao programa em forma de mais obras, redução de tarifas ou na redução da participação financeira do Estado.Os usuários vão contar com serviço de guincho 24 horas, atendimento de primeiros-socorros e pontos de apoio aos motoristas, entre outros benefícios.

LICITAÇÃO - Outras informações sobre a concorrência pública podem ser consultadas no sitewww.comprasparana.pr.gov.br, link Licitações do Poder Executivo, consulta editais, órgão DER-PR.

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