Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



terça-feira, 23 de julho de 2013

Nomes bíblicos são os mais registrados nos Cartórios do Paraná nos últimos 15 anos

Levantamento inédito do Irpen-PR junto a todos os Cartórios paranaenses nos últimos 15 anos aponta o predomínio de nomes relacionados ao catolicismo. Confira o ranking dos 5 nomes masculinos e femininos mais registrados.

O nome bíblico Maria foi o mais registrado pela população paranaense nos últimos 15 anos, aponta levantamento inédito organizado pelo Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR) junto a todos os 537 Cartórios de Registro Civil do Estado. Entre janeiro de 1998 e junho de 2013 foram registrados 79.326 crianças com o nome Maria no Estado do Paraná. Na sequência aparece João, com 72.598 registros, e na terceira posição, Ana, com 66.389 registros de nascimentos.

A preferência da população paranaense por nomes relacionados a santos continua nas demais posições do ranking elaborado pelo Irpen-PR. Na quarta posição dos nomes mais registrados no Estado nos últimos 15 anos aparece Gabriel, com 54.738 registros, enquanto Lucas, com 47.590 registros está na quinta colocação. Em seguida, foram 38.844 crianças chamadas Matheus na sexta posição, 32.607 Gustavo na sétima posição, 32.993 Pedro na oitava posição, 27.891 Luiz na nona posição e 26.676 Guilherme na décima posição. Predominam nomes masculinos no topo do ranking.

A análise detalhada das planilhas elaboradas pelo Irpen-PR ano a ano apresenta algumas peculiaridades. Em 1998 os nomes preferidos foram: Lucas, Ana, Gabriel e João. Dez anos depois Maria, João, Ana e Gabriel assumiram os primeiros postos, enquanto Lucas foi o nono nome mais escolhido no ano. “Percebemos que são todos nomes bíblicos e bastante tradicionais. Alguns deles aparecem com mais frequência nos últimos anos também porque são bastante utilizados para nomes compostos”, analisa o presidente do Irpen-PR, Arion Toledo Cavalheiro Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário