Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



domingo, 30 de dezembro de 2012

Atropelamento na Avenida Ivaí


Na noite deste Sábado um Senhor de 61 anos foi atropelado na Avenida Ivaí em Paiçandu, o acidente ocorreu por volta das 21:40, de acordo com relatório do Corpo de Bombeiros Valdemir Elias do Nascimento teve ferimentos graves sem risco de morte, ele foi levado para o Hospital Universitário de Maringá.

O veículo atropelador; um Fusca com placas de Paiçandu que era conduzido por Reginaldo R.


terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Que neste natal...


Que neste Natal eu e você possamos renascer, renovar, reinventar.
Trazer de volta o que foi perdido, perdoar, amar e sonhar.
Sempre acreditar, viver, alegrar, mudar, abraçar, juntar, restaurar, transformar.

Toda sorte de bençãos de geração em geração, aos amigos, apoiadores e família um belo e maravilhoso Natal. A Jesus Cristo toda a reverencia e adoração.

Aguinaldo Cândido.



Rodovia PR 323 registra baixo movimento pela manhã


segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Parabéns pra você!!!

Feliz Aniversario a Maxuel que comemorou idade nova em 22/12/2012

Nossos parabéns a Leandro Ricardi aniversariante de hoje 24 de Dezembro.

Idosa cai ao descer de ônibus


Na manhã desta Segunda Feira 24 por volta das 9:45, uma idosa de 69 anos Maria  Alzinete dos Santos caiu ao descer de um ônibus da empresa Transporte Coletivo Cidade Canção ela sofreu a queda quando ia descer no ponto em frente a igreja católica ( Paróquia Jesus Bom Pastor) no Jardim Pioneiro. Alzinete bateu com a cabeça sofrendo uma contusão na altura da fonte. O Blogueiro Cido Pintor, que estava trabalhando na pintura da Paróquia, foi quem ligou para os socorristas do Siat.

Foto: Edmilson Lélis


Acidentes envolvendo ônibus tem sido constantes nos últimos dias, fica uma pergunta, seria coincidência do acaso?
Outro fator que pode ser determinante entre a vida e a morte de uma vítima de acidente ou incêndio é o tempo percorrido entre Maringá e Paiçandu para o socorro, nossa cidade precisa urgentemente pra ontem de uma unidade dos Bombeiros instalada aqui.


Mais informações no Blog: CIDO PINTOR.

domingo, 23 de dezembro de 2012

PR 323 faz mais uma vítima fatal no perímetro urbano de Paiçandu


Nesta madrugada de Domingo por volta das 5:40 da manhã, uma equipe do Siat unidade Maringá Velho, foi solicitada para atender uma ocorrência de atropelamento. Pedro Leonardo Guimarães de 33 anos foi atropelado por um caminhão a 300 metros do acesso ao centro de Paiçandu.

Guimarães não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. O condutor do veículo atropelador fugiu. O corpo do homem foi levado ao IML de Maringá.

ATUALIZANDO: A vítima Pedro Leonardo era morador do Jardim Capital em Paiçandu.


Ainda pela manhã uma mancha de sangue indicava o local onde a vítima caiu.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Diário da PR 323

Caminhão bate na traseira de outro na manhã desta Sexta 21 12 2012, ninguém ferido


Engavetamento envolvendo três veículos  Terça 18 12 2012 as 11:00 da manhã.

Sexta Feira 14 de Dezembro, trafego lento, motoristas impacientes tem problemas.
Ainda na Sexta, o principal motivo da lentidão em horário de pico, motoristas forçam  entrada. 

Maias não esperam fim do mundo, mas início de uma era melhor


FONTE: Notícias Terra.com

Enquanto muitos aguardam o suposto fim do mundo previsto no calendário maia, poucos se importam com o destino dos descendentes desse povo pré-colombiano. Eles são a maioria na Guatemala e até hoje lutam para sobreviver.
Os antigos maias observaram o céu e os movimentos do sol, da lua e das estrelas. Eles interpretaram os ciclos do clima, a duração dos dias e das noites, o calor e o frio, a chuva e a seca. Eles definiram um ano, dividido em 18 unidades de 20 dias. No final de um ano, há cinco dias santos, nos quais as pessoas devem refletir sobre o passado, o presente e o futuro. Um ano do calendário maia durava 365 dias, exatamente o mesmo que o atual calendário gregoriano.

De volta para o futuro
Mas os maias não são apenas um povo antigo que viveu nas construções cujas ruínas fascinam turistas de todo o mundo. Até hoje eles compõem a maioria da população da Guatemala. Eles falam seu próprio idioma, praticam a agricultura de maneira semelhante à de seus ancestrais de mais de mil anos atrás e lutam pela sobrevivência num mundo moderno e globalizado.
Enquanto o antigo calendário maia provoca controvérsia por supostamente prever o fim do mundo para esta sexta-feira, 21 de dezembro de 2012, muitos maias que vivem na Guatemala acompanham esse debate com serenidade.

Maria Mateo, uma agricultora da população maia dos poqomchí, diz não acreditar que o fim do mundo esteja próximo. Ela crê que o fim do décimo terceiro baktun seja motivo de esperança. "Acreditamos mesmo que vai haver uma mudança, mas não numa data específica. Cada pessoa pode dar sua contribuição para essa mudança. A humanidade deve começar a realmente proteger a natureza. O povo maia e especialmente as mulheres devem se unir solidariamente, unir forças e lutar juntos pela nossa mãe Terra."
Início de uma nova era
Para os antigos astrônomos maias, um ano solar era uma unidade de um ciclo muito mais longo, chamado baktun. Cada baktun tem 400 anos. Os antigos maias acreditavam que o começo dos tempos foi exatamente há 5,2 mil dias. Por isso que em 21 de dezembro encerra-se o décimo terceiro baktun. Uma nova era se inicia, e muitos maias atuais esperam que ela traga melhoras para suas condições de vida.

O cientista social Virgilio Alvarez, diretor da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais da Guatemala, diz que a imprensa sensacionalista do mundo ocidental usou o calendário maia para uma cobertura jornalística exótica, que não reflete a realidade dos maias atuais e apenas reforça o folclore em torno deles.
"Às vezes, os maias são vistos de uma forma romantizada. Como os pobres e selvagens índios que devem ser ajudados enquanto usarem penas na cabeça", avalia. "Mas, sobretudo, os povos indígenas dos mercados latino-americanos foram descobertos pelos grandes grupos transnacionais, dentro do processo de globalização, como um grupo consumidor nos mercados latino-americanos. Essas corporações querem vender coisas a eles, como celulares e tablets. Por outro lado, a solidariedade em relação à América Latina foi deixada de lado, particularmente na Europa. E isso apesar de a Europa ter tido uma grande parcela de responsabilidade na destruição da cultura maia original."

Numa declaração conjunta, líderes espirituais da população maia na Guatemala manifestaram suas preocupações e esperanças para a nova era. "O mundo fala da destruição da natureza, das consequências das alterações climáticas, da perda da biodiversidade. Nós, maias, sentimos diretamente as mudanças no clima. Mais de 80% da nossa população vive na pobreza. Nossas montanhas, florestas e rios são roubados por grandes empresas para a construção das usinas hidrelétricas, mineração, a exploração de minério e petróleo ou o cultivo de monoculturas. Nossa riqueza natural é roubada, nossos direitos são violados, exatamente como há 400 anos, quando o décimo terceiro baktun começou."
Esperança de um futuro melhor.

Um dos autores da declaração é Vitalino Similox, do povo maia dos kaqchikel. Ele é pastor da igreja presbiteriana e uma personalidade interessante da história recente da Guatemala. Em 1998, foi candidato ao cargo de vice-presidente. Naquela época, esteve do lado da Prêmio Nobel da Paz Rigoberta Menchú.
Ele associa a mudança de era à esperança de um fim dos tempos de sofrimento e início de uma era de cura. "Os líderes espirituais dizem que cada pessoa nasce com um presente especial. Especialmente no último baktun nasceram muitas crianças talentosas. Isso nos dá esperança de que a matemática, a ciência, a astronomia e a arte dos maias clássicos sejam revitalizadas. Por isso não é ilusório acreditar que os maias ganharão força novamente com o tempo."

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Ocorrência dos Bombeiros incêndio em residência

O Corpo de Bombeiros foi acionado na noite desta Quarta Feira as 21:20 para atendimento a uma ocorrência  de combate a  incêndio, uma casa  situada no Centro da cidade,  na rua Batista Marconi com a rua João Luiz Barbosa foi completamente destruída pelo fogo. De acordo com informações não havia ninguém na residência quando o fogo começou, as causas do incêndio devem ser apuradas pelo Corpo de Bombeiros.

      Imagens Perna

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Bueiros entupidos o principal motivo dos alagamentos

Assim como este bueiro situado no cruzamento da rua José Baváto com a Avenida Silvio Alves, existem outras dezenas ou até centenas em outros pontos da cidade. E não adianta desentupir se não conter a origem, os bairros altos não asfaltados em dia de chuva mandam toda a terra, sujeira e folhas para dentro das tubulações.
Mais um desafio para os próximos gestores, "herança" da falta de planejamento, onde abrir loteamento sem infra estrutura resulta em problemas sérios. Como o ocorrido AQUI  e AQUI  no mês passado.
 A estação das chuvas está apenas começando...


Diário da PR 323


Em Água Boa caminhão cai em uma vala as margens da rodovia, só não tombou por que um tronco e o barranco o sustentaram, imagens Celso Bento editor do Blog Paiçandu Agora
A frente uns 4 km, havia um outro acidente com outro caminhão que perdeu o controle, informa Celso.



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Horários de funcionamento do comercio Paiçanduense para esse final de ano


Fonte ACIP

O comércio de Paiçandu terá horário especial de Natal.
O horário segue o estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012 assinada entre o Sivamar e o Sindicato dos Comerciários de Maringá (Sincomar).

No período de 17 a 21 de dezembro, as lojas funcionam até às 21 horas. 
Nos sábados dias 1º, 08, 15 e 22, o comércio permanecerá aberto até às 19 horas.
As lojas também funcionarão em horário especial no domingo, dia 23, abrindo das 14 às 20 horas e os Supermercados das 9 às 15 horas.
Nos dias 24 e 31 de dezembro o comércio ficará aberto até às 18 horas.

As empresas que abrirem no domingo, dia 23 de dezembro terão horário especial nas seguintes datas:
- dia 26/12/2012, a partir das 12 horas,
- dia 02/01/2013, a partir das 12 horas e,
- dia 13/02/2013, a partir das 12 horas.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Nove ou treze vereadores?



Há um rumor muito forte na cidade de que realmente teremos 13 vereadores a partir do ano que vem. Como eu disse, por enquanto apenas rumores.

Alguns estão alegando que a atitude do Presidente da Câmara (Carlos da Creche) em reduzir para 9 vereadores foi fora do prazo e que o ato seria anulado.

Existem algumas teses ainda confusas, tipo, voltando pra 13, muda ou não muda o coeficiente eleitoral?


André Franco de Oliveira escreve em seu Blog  PAIÇANDU INFORMA sobre duas possibilidades de realidade diferente inclusive sita quem sairia e quem entraria, veja clicando AQUI.


Matrimônio

Trocaram as aliança no dia 8 de Dezembro o belo casal Paula e Reinaldo, a cerimônia foi realizada na Igreja  Santa Cruz em Maringá.
As imagens foram captadas pelas lentes do sempre competente fotografo  Sergio Aguiar e esposa Sandra Aguiar do studio Clic Color de Paiçandu. www.cliccolor.com.br






quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Diário da PR 323

Alambrado cercando a rodovia sob a passarela em Paiçandu, agora parece que está tudo certo.
Faz puco mais de uma semana que foi instalado, isso obrigaria ou não, os pedestres a utilizar a passagem por sobre a rodovia...


Curtas


 Policiais de Paiçandu conseguem prender um adolescente e recupera moto roubada depois de 20 minutos do crime. Veja matéria completa AQUI.

Eleições para associação de bairros do Jardim Bela Vista II, será neste Domingo 16/12/2012 das 9:00 as 13:00 no colégio Estadual Neide Bertasso Beraldo, todos os moradores estão convidados a participar.

Pessoas continuam a jogar lixo em locais impróprios, será que um dia isso muda?

Veja a ignorância de algumas pessoas; essa eu flagrei; um rapaz não usou a passarela até aí normal, várias pessoas não usam, mas como agora tem alambrado, o sujeito fez questão de contorna-lo e o que é mais pior, ele percorreu todo o trajeto sobre aquele pequeno espaço entre a rodovia e a mureta, é mole ou quer mais?

Não duvido nada, o que mais pode acontecer? Já teve morte por atropelamento quase debaixo da passarela, ameaça de suicídio de sobre a mesma, comemoração de aniversário de um ano paralizada, soltaram que ela estava de cabeça para baixo, dia desses um tatu  bola (Fuléco) que é o animal escolhido como mascote da copa, foi atropelado e morto na PR 323 próximo a passarela.

Interessados em fazer curso tecnico de informática gratuitamente entrar em contato com o Colégio Estadual Paiçandu pelo fone 3244 1697.

Avenida Silvio Alves conturbada, no horário de maior movimento como a tarde e nos final de semana a coisa se complica no trânsito, pedestres andando na pista de rolamento, veículos de grande porte, e a mão única que deveria ser discutida? acho que só ano que vem...

Parabéns ao Juca e Nelsa pelos 25 anos de casados, completados hoje.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Diário da PR 323



Um acidente na tarde deste Sábado; provocou como sempre, um grande engarrafamento na PR 323, uma motociclista de Paiçandu teve ferimentos leves, apesar de sua moto ficar completamente destruída.

 Veículos envolvidos: uma moto, um caminhão e um automóvel.

Missão possível

Quinta Feira 6 de Dezembro foram diplomados os respectivos administradores de nossa Paiçandu, há uma grande expectativa em tordo destes 11 homens, que tem a "missão possível" de fazer uma administração em torno do diálogo, da transparência, do respeito aos moradores, da prestação de contas, de uma  união entre os poderes, da participação popular.

Foto Celso Bentto Blog Paiçandu Agora
O juiz eleitoral  William Artur Pussi  responsável por Paiçandu parabenizou a todos pela eleição ordeira

Não há mais espaço para o silêncio, para a política do toma lá dá cá, da troca de favores, das negociatas, do assistencialismo.

O povo de Paiçandu, demonstra a cada eleição, que quer mudança, e acredito que se tudo der certo; se nossa cidade se desenvolver num progresso sustentável, o passado vai ficar nos livros, como um tempo de aprendizado, o presente; como a maior possibilidade de fazer o correto,  o futuro aí sim ficará reservado para a paz e o sorriso, como retrata o nosso slogan: "Paiçandu, cidade sorriso, recanto de paz"

Que viva a esperança!

domingo, 2 de dezembro de 2012

Grupo de pagode Sorriso Maroto em passagem por Paiçandu

O Grupo de pagode Sorriso Maroto passou por Paiçandu, a parada foi para almoçar na Churrascaria Pinheirão, eles estavam indo fazer um show na cidade de Umuarama, que foi realizado no dia 30 de Novembro de 2012.


O Grupo está completando 15 anos de carreira com vários shows Brasil a fora.
O vídeo abaixo faz parte do DVD, uma das músicas de maior sucesso ainda é : "Assim você mata o papai"
tema dos personagens Tessalia e Leléco da novela Avenida Brasil.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Curtas


A passalera de Paiçandu começa a receber as ferragens que serão usadas para a colocação de um alambrado , impossibilitando a passagem por sobre a mureta, obrigando o pedestre a usar a passagem segura.
Agora resta saber até quando os vândalos irão manter o alambrado intacto. Assim como fazem com as placas de sinalização, com os orelhões etc...

 O pavimento da parte sul da passarela tem algumas áreas com pedriscos soltos, ciclistas e pessoas idosas devem tomar cuidado atentando para o risco de queda.

Duplicação Paiçandu x Maringá, se Paiçandu cresceu com a primeira, a expectativa é que cresça e se valorize ainda mais com a segunda parte.

Porém torçamos para que esse crescimento seja sustentável,  os problemas tendem a aumentar, vagas em escolas e creches é uma das grande preocupações, de nada adianta para o município abrir bairros e mais bairros, se os serviços essenciais não estiverem a contento.

Ocorrências do Bombeiro
Hoje as 9:42 o Siat atendeu  uma criança de apenas 2 anos, foi na PR 323 zona rural D.C.F.de L. teve ferimentos leves, foi encaminhado para o HU, no relatório não há as causas somente diz que foi lesão física.

As 14:51 o Siat atendeu uma outra ocorrência de acidente entre uma moto e um veículo, foi no bairro Santo Antônio, não há informações sobre o estado das vítimas.

Motociclistas em alta velocidade preocupam, ontem um motoqueiro ao empinar; perdeu o controle e quase atingiu pessoas que estavam em um barzinho no jardim Santa Luzia III.

Queimadura e casos graves, recentemente um acidente domestico acabou da pior maneira possível, uma dona de casa; moradora do jardim Catedral, foi acender o carvão da churrasqueira utilizando álcool, o frasco explodiu provocando queimaduras graves. Ela foi socorrida, e levada para um hospital especializado em queimados em Londrina. Seu estado se agravou, teve complicações em decorrência de uma infecção e infelizmente a dona de casa não resistiu e faleceu nesta semana. Ela era esposa do Piracema.